Exposição em cartaz na Galeria Cañizares reflete sobre o design na contemporaneidade
A mostra objetiva fomentar a discussão sobre os processos criativos e os rumos do design
Por: Glenda Dantas
Buscando provocar o debate acerca dos princípios, conceitos e teorias do design dentro da UFBA, está em cartaz , na Galeria Cañizares, a segunda edição da mostra “É TUDO DESIGN?”. A exposição é composta por objetos utilitários, produtos editoriais, aplicativos móveis, ilustrações, jogos de tabuleiros e de cartas, projetos audiovisuais e pinturas de murais.
As peças são projetos de conclusão de curso de estudantes da Escola de Belas Artes (EBA), trabalhos de ex-alunos e de membros da Alinhavo, Empresa Jr da EBA. A proposta é expandir o olhar do visitante acerca dos processos e produtos, além de incentivar a reflexão sobre as fronteiras do design na contemporaneidade. A exposição ocorre em um momento de reestruturação curricular do curso da graduação.
Segundo Taygoara Aguiar, curador da exposição, “o design ultrapassa o fazer coisas, ele existe para mediar a relação das pessoas com o mundo. Isso não necessariamente acontece na produção de artefatos, pode ser um design de serviço, consultoria ou uma peça gráfica”.“É TUDO DESIGN?” pretende ainda mostrar para os ingressantes deste curso e aos que pretendem adentrar quais são as atribuições do designer à sociedade.
Especialmente nesta segunda edição, a organização se utilizou da entrevista do designer Rafael Cardoso para a revista Continuum Itaú Cultural, em 2008, onde ele fala da presença sutil do design no dia-a-dia das pessoas e afirma que “se o design sumir, o mundo entra em colapso”. Os vídeos exibidos durante a exposição buscam evidenciar essa sutileza através das artes de rua como grafite e, até mesmo, roupas e acessórios.
Geraldo Boneli, funcionário da EBA e formado em Artes Plásticas e Visuais, é o grande homenageado desta edição e responsável pela identidade visual do evento, que é baseada na tipografia manual feita pelo artista.
A estudante de Artes Plásticas, Lavínia Silva, disse estar impressionada com os materiais de decoração expostos, como vasos, caricaturas em parede. “Dá vontade de utilizar tudo para decorar minha casa, eu poderia até morar aqui”, ressaltou a estudante.
Registrada como projeto permanente na Galeria Cañizares, a mostra ocorre a cada dois anos, sempre mostrando as novidades das produções em Design. É um projeto produzido e concretizado pelo colegiado do curso, professores e a Empresa Júnior Alinhavo. Este também é o primeiro evento em comemoração aos 140 anos da EBA.
Esta segunda edição segue em cartaz até dia 20 de outubro. A mostra é aberta ao público e possui entrada gratuita. A Galeria Cañizares fica na Avenida Araújo Pinho, 212, no bairro do Canela.