Exposição “Peles” é aberta nesta segunda (12) na Galeria Cañizares

Mostra busca traçar um diálogo das obras com a arquitetura do prédio

Por Ícaro Lima

Com uma proposta de diálogo com os traços arquitetônicos do prédio que o abriga, a exposição “Peles” será aberta nesta segunda (12), às 19h, na Galeria Cañizares, na Escola de Belas Artes da UFBA.

Formada por trabalhos dos paulistas Élcio Miazaki, Mariana Whately e Weimar, a exposição reúne 12 obras site specific, isso é, trabalhos criados especialmente para os espaços que serão expostos. O texto curatorial é de Yolanda Cipriano.

“Peles” reúne um conjunto de artistas que basearão suas instalações na ocupação de diversos ambientes da galeria. Um desse lugares será “inacessível” ao público por conta de uma proposta de Weimar em fechar as passagens da sala com centenas de latas vazias, dando a impressão que o ambiente está totalmente ocupado pelo material. 

Porém, o trio de artistas ocupará seu interior com diversas obras (num formato de ateliê conjunto formado por peças e processos de cada um) que serão monitoradas por câmera e terão a imagem transmitida em tempo real por uma tela do lado de fora da sala, revelando que ela não está totalmente ocupada com as latas, apesar de ficar sugerido no início.

Os autores
As produções de Élcio Miazaki (São Paulo, 1974) costumam ter a preocupação em “reconstituir um contexto” por meio de materiais de época, principalmente das décadas de 1970 e 1980,, nas quais o Brasil passou pela ditadura militar e redemocratização, que coincidem com os anos de infância do artista.

Mariana Whately (Jaú, 1980) foca nas investigações sobre a identidade, o corpo e as relações interpessoais. Ela reflete sobre a existência, tocando em questões como a angústia, o vazio, as incertezas e a precariedade da condição humana. Além disso, utiliza diversas linguagens artísticas, como  costura e bordado, resultando em fotografias, vídeos e instalações. 

Já Weimar (Ribeirão Preto, 1945) ocupa uma das galerias com três itens selecionados da instalação “Transcurso”, composta por cartas transcritas, registros em áudios, objetos pessoais e retratos que se sobrepõem e outras peças que propõe gerar lembranças “comuns a todo ser vivo”.

Serviço
O que é: Exposição “Peles”
Quando: Abertura: Segunda-feira (12), das 17h às 20h / Visitação: De segunda à quinta-feira, das 11h às 16h, até 22 de agosto
Onde: Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes, Avenida Araújo Pinho, 212 – Canela
Como participar: Aberto ao público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *