MAFRO promove evento em comemoração aos 35 anos
O Museu comemorou 35 anos no último dia 07 de janeiro e o ciclo de comemoração terá a professora Yeda de Castro
Por Greice Mara
No próximo dia 26, o Museu Afro-Brasileiro (MAFRO) receberá a professora Yeda Pessoa de Castro para participar da conferência de abertura do ciclo comemorativo pelos 35 anos de criação do Museu. O evento começa às 16h30.
A convidada Yeda Pessoa de Castro é doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire, consultora técnica em Línguas Africanas do Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz e membro da Academia de Letras da Bahia. Atualmente, ela é professora aposentada pela UFBA e consultora técnica e professora na UNEB, onde também é dirigente fundadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC).
O Museu- Ao longo de sua existência, o MAFRO tem buscado valorizar, preservar e divulgar as culturas africanas e da diáspora como um espaço de identidade e memória da população afro-descendente baiana.
Coordenado atualmente pela museóloga Graça Teixeira, o MAFRO vem colaborando para a construção de uma educação fomentadora das relações étnico-raciais positivas. O Museu também desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária a fim de difundir e socializar as informações oriundas do seu acervo através de cursos, exposições temporárias e publicações, além de painéis de debates e conferências.