“Matense raiz”: publicitário lança camisaria com estampas sobre município baiano
José Neto é o empreendedor por trás da Vista MSJ, marca que estampa o orgulho de ser de Mata de São João
Maysa Polcri
Partindo do aeroporto de Salvador, rumo às praias do Litoral Norte, a BA-099 é o caminho para o paraíso. A rodovia turística recebe o nome de Linha Verde, no início da Praia do Forte e vai até Mangue Seco, na divisa da Bahia com Sergipe. Cortada pela rodovia, a 65 quilômetros da capital baiana, se encontra a Mata de São João. Conhecido em todas as partes do mundo pela beleza de praias como Imbassaí, Santo Antônio e Costa do Sauípe, o município de quase 50 mil habitantes também compreende o interior, que se encontra do outro lado da BA.
Entusiasta não só de sua cidade, mas das pessoas que ali vivem, José Neto, de 34 anos, é responsável pela marca mais bairrista do município, a Vista MSJ. Lançada em abril deste ano, estampando o orgulho de ser matense e nordestino, a MSJ ganhou o coração dos moradores locais, que são os modelos dos produtos da marca e fazem sucesso nas redes sociais. Jô, como é conhecido na região, é, além do empreendedor atrás da marca, quem cria as artes das camisas.
José é publicitário e há muito tempo se faz presente na cena cultural da cidade. Além de ter trabalhado como funcionário público no setor de comunicação da Câmara e ter sido responsável pela organização de comemorações juninas, Jô é músico e já tocou em bandas de forró de Mata de São João. Mas, o empreendedor gosta de deixar claro que seu trabalho na Vista MSJ nada tem a ver com suas outras atividades. “Nunca quis surfar na onda de outro trabalho, a ideia da marca partiu do amor que tenho pela cidade que nasci e as pessoas sabem disso, tanto que a ideia foi abraçada por todos os lados políticos”, afirma.
Jô surfou, na realidade, em outra onda que invadiu os shoppings e grandes lojas de Salvador: o baianês. O dialeto baiano, cada vez mais vem ganhando representatividade e gerando identificação em produtos dos mais diversos estilos e, foi pensando nisso, que o publicitário adaptou a tendência para a realidade local. O sucesso foi tanto que nas primeiras 48 horas de lançamento no Instagram, a loja, que só tinha duas estampas, arrebatou mais de mil seguidores.
A rede social continua sendo o principal meio de vendas da loja, que também monta um stand no Parque da Cidade de Mata de São João aos finais de semana. Com um preço único de 60 reais por produto, a Vista MSJ vendeu mais de 300 camisas em dois meses desde o lançamento e já ganhou o coração dos matenses. “A MSJ bombou de cara, as pessoas abraçaram a nossa ideia”, conta José, que inclusive já criou camisas a partir de sugestões dos moradores através das redes sociais.
Comércio local
Todo o processo, desde a criação das camisetas, até a entrega em casa, é realizado por pessoas da região. A Vista MSJ não é só feita para os matenses orgulhosos de sua terra, mas também emprega trabalhadores, que têm um grande carinho pela cidade. Desde o controle das redes sociais, passando pelas mãos de costureiras e um fotógrafo, até os motoboys envolvidos, a loja tem a função de garantir renda para alguns nativos.
O município é fortemente marcado pelos festejos juninos e comemora no dia 24 deste mês São João Batista, padroeiro da cidade. Pensando nisso, José Neto e a equipe criaram uma linha temática para as festas de São João e Dia dos Namorados, comemorado em junho. Também por causa do clima junino, a equipe da MSJ está reunindo, em lives no Instagram, forrozeiros nacionais, artistas e empreendedores locais para matarem a vontade das comemorações, em mais um ano de proibição de festas juninas.
Estar antenada com as tendências e datas comemorativas é um diferencial da loja, que já fez camisetas especiais para os dias da mães, para certos bairros da cidade e até em homenagem à vencedora de reality show.
“No dia da final do BBB, estávamos todos com a expectativa que Juliette iria vencer e, no minuto que anunciaram, lançamos nas redes sociais a camiseta”, conta José sobre o produto que faz referência à campeã da edição deste ano do Big Brother Brasil. Com a frase “Do forro, do Nordeste, somos todos cabra da peste” e desenhos de cactos e chápeu de couro, símbolos da vencedora, a peça leva a mensagem que o negócio quer passar para os clientes: o orgulho de ser da onde se é.