UFBA e Hemoba realizam campanha de doação de sangue e medula na universidade

Posto móvel do Hemoba estará disponível no campus de Ondina

Por Lua Gama

Durante os dias 19 e 22 de março, a Fundação Hemoba realiza em parceria com a UFBA, a campanha de Doação Voluntária de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. A unidade móvel do Hemoba estará disponível das 8h às 17h, no campus de Ondina, próximo a Biblioteca Macedo Costa. Por dia, a unidade móvel tem capacidade de atender até 120 candidatos à doação de sangue.

Quem tem interesse em doar, deve seguir alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado bem, possuir mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e quem tiver com mais de 60 anos só poderá doar caso já tenha realizado alguma doação anteriormente.

Além da doação de sangue, estará disponível também o cadastro para doação de medula óssea. Os voluntários devem ter entre 18 e 55 anos incompletos, estar em boas condições de saúde, preencher um formulário com dados pessoais e realizar a coleta de uma amostra de sangue com 5ml para testes de compatibilidade. Todas esses dados serão armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

Em caso de compatibilidade com um paciente cadastrado na lista de espera para o transplante, o doador é então chamado para realizar exames complementares a fim de verificar se é possível fazer a doação. A retirada da medula é feita por meio de punções no osso da bacia e se recompõe em apenas 15 dias. Os dados dos voluntários serão incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Na Bahia, esse cadastro pode ser feito sempre na Fundação Hemoba.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *