Companhia paulista apresenta espetáculo infantojuvenil na Escola de Dança
A apresentação faz parte da programação do Painel Pensamento Giratório e explora movimentos inspirados em brincadeiras de criança
Por Greice Mara
O espetáculo de dança infantojuvenil Ninhos – performance para grandes pequenos, da Balangandança Cia. de São Paulo será apresentado, neste sábado (15), a partir das 16h, no Teatro Experimental Escola de Dança da UFBA. A apresentação marca o retorno do projeto Palco Giratório à cidade de Salvador. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia).
No espetáculo, brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais lembrando as similaridades entre movimentações de diferentes espécies. Os ninhos são os momentos de recolhimento que fortalecem relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para a criança. Propõe um espaço de imaginação em que o espectador estabelece suas próprias relações no contato direto com a dança que se apresenta.
Como parte da programação do Painel Pensamento Giratório a companhia paulista também participa do evento Painel Pensamento Giratório nesta sexta (14), às 19h, no Teatro do Movimento na Escola de Dança da UFBA. Sob o tema “Encontro: o Brincar, a Improvisação e a Dança”, o grupo propõe um espaço de troca e reflexão sobre aspectos relevantes sobre o corpo, movimento e infância. Os interessados pela temática poderão discutir trabalhos de pesquisa em dança voltados ao público infantil. O evento tem entrada franca.
A companhia
A Balangandança Cia. está em atividade há 20 anos. Inventa danças e um “jeito de corpo” para crianças, que aposta no brincar, unindo conhecimentos diversos sobre o movimento, a arte, a emoção. Acredita na sensibilidade e na comunicação direta com a criança, oferecendo algo que possa ser inventivo, para além dos modelos pré-fabricados das mídias em geral. Tem um trabalho considerado pioneiro no Brasil em dança contemporânea para crianças que se multiplica em espetáculos, vídeo danças, oficinas, publicações, blog e fóruns de discussões, ações que visam despertar e alimentar a Dança, discutir sobre infância, corpo e movimentos.
A companhia foi selecionada para fazer parte da circulação do Palco Giratório – Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas 2017. De março a dezembro, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e o Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas.
A programação completa pode ser encontrada no site do Sesc Bahia.