Espetáculo Avesso volta à cartaz cartaz no Teatro Martim Gonçalves
A montagem é uma metáfora para discutir política, valores e diversidade, apresentando seus impactos na sociedade atual
Por: Glenda Dantas
Está de volta ao Teatro Martim Gonçalves a montagem Avesso. O espetáculo vencedor do prêmio Braskem de Teatro 2016 na categoria melhor espetáculo infanto-juvenil será apresentado nos dias nos dias 14, 15, 21 e 22 de outubro. Dentro do ambiente urbano, o universo temeroso proposto pela encenação serve como metáfora para discutir política, valores e diversidade, apresentando seus impactos na sociedade atual.
A peça é inspirada em “Divertida Mente”, animação vencedora do Oscar em 2015. O espetáculo narra a história de uma cidade que foi dominada pelo medo, onde os moradores estão paralisados devido à força do sentimento. Partindo desse panorama, Avesso discute e busca provocar o público acerca da vulnerabilidade e dependência que se tem do medo, mostrando que esse sentimento, ao mesmo tempo que prejudica, é importante para a sobrevivência.
No enredo, a garota Cecília – personagem que, por ter suas amígdalas calcificadas, não sofre com o impacto do medo sob a cidade – assume a difícil tarefa de derrotá-lo e salvar a todos, começando pelo seu pai e sua irmã que também foram vítimas do “vilão”. No decorrer da história, a menina adentra à cabeça de seu pai e de sua irmã para conhecer seus verdadeiros medos e, junto com amigos, ânimo e esperança, vão libertar sua família e toda a cidade.
“Somos nós que o provocamos e o propagamos, constituindo um enorme ciclo. Ao longo do processo criativo de Avesso, o mais instigante e valioso foi buscar artifícios para tratar deste assunto tão relevante na atualidade para o público infantojuvenil”, comenta o diretor do espetáculo, Guilherme Hunder.
Em cena, Hunder reúne atores e uma banda que executa, ao vivo, as canções inéditas criadas para o espetáculo. Avesso traz uma mensagem universal e a dinâmica de direção buscando agradar também pais e responsáveis que vão ao teatro, para acompanhar as crianças.
O Teatro Martim Gonçalves, fica no bairro do Canela. As sessões ocorrem aos sábados, 16h, e domingo, às 11h. O valor da entrada é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).