Espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas” estreia no Martim Gonçalves
Montagem da Cia de Teatro da UFBA faz a abertura artística do 3º Fórum Negro de Artes e Cultura
Por Kalú Santana
No dia 18 de março estreia, no Teatro Martim Gonçalves, às 19h, o espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas”. A montagem da Cia de Teatro da UFBA abre a programação artística do 3º Fórum Negro de Artes e Cultura, e é inspirada no texto homônimo do filósofo, psiquiatra e escritor Franz Fanon.
Além de trazer um pensador negro como referência para dramaturgia e encenação, ainda há um elenco e um dramaturgo negro e a primeira mulher negra como diretora de um espetáculo pela companhia. Onisajé é Yakekerê no Ilê Axé Oyá L´adê Inan, em Alagoinhas, encenadora, doutoranda, negra, lésbica, da periferia da cidade de Alagoinhas (interior do estado) e assina a direção e encenação do trabalho.
Em cena serão apresentados três períodos (1950, 2019 e 2888) expondo, nesta trajetória, o processo de colonização e a construção de sofrimentos psicológicos em corpos negros. O próprio Frantz Fanon aparece como personagem em 2019 para, novamente, defender a tese de doutorado rejeitada pela banca examinadora no ano de 1952: “Pele Negra, Máscaras Brancas”, obra que se tornou referência mundial sobre o tema.
O espetáculo fica em cartaz nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de março; 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, sempre às 19h, com entrada gratuita.