Espetáculo voltado ao público infantil está em cartaz no Teatro da UFBA

Peça que aborda a educação em sala de aula estará disponível para o público até este fim de semana.

Por Lua Gama

Que tal levar a criançada ao teatro para comemorar o feriado? Segue em cartaz até domingo (14), a peça A Menina Que Queria Ter Asas. O espetáculo está sendo apresentado às 15h no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA.

A peça faz uma crítica a um modelo de ensino tradicional e conservador, buscando sensibilizar os sujeitos a refletirem sobre o papel da escola, com uma linguagem poética e lúdica. É apresentado no palco o cotidiano de uma sala de aula no qual o professor é conteudista, autoritário e que utiliza métodos de educação rígidos como a sabatina.

Os alunos sentem medo do professor, mas com o aparecimento de uma arara, os sentimentos de autoestima, autoconfiança e sensibilidade são despertados em uma das alunas que passa a questionar e ressignificar o espaço educativo escolar.

O espetáculo agrega diferentes linguagens, como a integração entre os personagens e a plateia, exagero na caracterização dos personagens e destaque para uma grande arara interpretada por um dos atores, cujos movimentos ocupam todo o palco.

A classificação da peça é livre, direcionada para crianças, adolescentes, famílias e educadores. Para adquirir o ingresso basta acessar o site. Os preços são de R$ 33 inteira e R$ 17 meia, incluindo o valor da taxa.

 

Sinopse

Cecília, uma menina muito esperta e inteligente, sente-se amedrontada todas as vezes que é acusada pelo Professor Nícolas. O jeito autoritário e ortodoxo do mestre tira o interesse da menina e de seu amigo Pedro pelos estudos. Certo dia, durante o recreio, Cecília encontra uma arara “falante e filósofa” que lhe ensina como enfrentar seus medos e decepções, dar asas a imaginação, seguir seus instintos para resolução de problemas, entre outras coisas mais. De volta à aula do Professor Nícolas, a menina se encoraja para enfrentá-lo e mostra ao professor que deixar aflorar sua sensibilidade faz a vida ser mais atraente.

Cenário

O cenário é composto de dois ambientes: uma sala de aula e um jardim. A sala de aula é representada por um painel com um quadro negro estilizado, criado pelo grafiteiro Spray Cabuloso; o jardim por livros esculturas no chão que formam árvores e arbustos e pássaros feitos de origami pendurados. Nas laterais, tapadeiras pintadas com temas ligados a educação, também com linguagem de grafite. As cenas acontecem no palco e na platéia, pois o público também é considerado como alunos.

Personagens

Professor Nícolas – Tem dimensões descomunais, com braços, pernas, pescoço e cabeça alongada. Ele se mexe com movimentos exagerados.

Cecília – Figurino composto por elementos como fardamento escolar, mochila, livros, meias e sapatos. Características de pessoa real.

Pedro – Figurino composto por elementos como fardamento escolar, mochila, livros, meias e sapatos. Características de pessoa real.

Arara – Ator vestido de uma arara, com penas vermelhas, com azul e verde nas pontas. A cabeça é coberta por um adereço, um capacete revestido de penas vermelhas e bico, pernas, braços e mãos do ator são responsáveis pela movimentação, expressão e deslocamento em nível médio e baixo, e em atitude de vôo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *