Jacinto Morto: Espetáculo que aborda questões sociais contemporâneas de um casal LGBTQIAPN+ está de de volta aos palcos

A peça, que está em sua quarta temporada, busca refletir sobre a condição humana e a luta por aceitação e igualdade 

 

Está em cartaz, entre os dias 28 e 30 de junho, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, a peça “Jacinto Morto”. Aclamado pela crítica desde sua estreia em 2023, a montagem retorna com nova roupagem e aborda questões políticas e sociais contemporâneas através da história de um casal LGBTQIAPN+. Os ingressos custam R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira), e estão disponíveis na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro. 

Dirigido por Leonardo Crusoé (Ibeji da Casa Grande, 2024), o espetáculo levanta debates cruciais sobre a condição humana e as lutas por aceitação e igualdade. Uma das principais novidades desta temporada é a incorporação de um novo figurino, assinado pelo figurinista Thiago Arreinha, além de trilha sonora original, composta pelo músico Ray Gouveia, indicado ao prêmio Braskem em 2023.  A preparação dos atores, Cicero Locijá (Farofa, 2024) e Rapha Gouveia (A Matéria dos Sonhos, 2023), foi conduzida por Daniela Botero, que dirigiu a montagem de ‘Eduardo II’ em 2023. 

Leonardo Crusoé, diretor da peça, enfatiza que a ideia é quebrar muros invisíveis impostos pela sociedade. “É uma retomada de discussões de como destruir essas amarras que nos aprisionam e impossibilitam de mover para frente. O espetáculo se atualiza pois o Teatro é vivo e a arte mutável, então sempre há novos debates para serem levantados”, finaliza o diretor.

 

Leonardo crusoé

No teatro já participou de peças como ator. Tendo sua estreia como diretor ao mesmo tempo em que foi dramaturgo com a obra Madalena de Fé em 2022. Em 2020, publicou o romance ‘notabilíssimo senhor canalha’ , no qual foi finalista do Prêmio Polo Cultural SP com a performance e escrita do épico ‘esconjuros de orfeu à meia-noite’. Escreve contos de ficção especulativa para a Revista Pulpa, tais quais: ‘janaína foi nadar’ (2022) e ‘luzia que tudo vê’ (2024).

 

Sobre os Atores

Cicero Locijá é ator, poeta, cantor e circense. Natural de Aracaju- Sergipe, trabalha com teatro e circo desde 2018, participou de diversos grupos em sua cidade como Catálise, HistoriaenCena e Triopulante. Em 2020 ingressa na escola de teatro da UFBA no curso de Interpretação Teatral. Recentemente esteve no ato de 4 com a cena “Farofada” e estreou “O Último tolo Dinamarquês” espetáculo de pré-formatura de Gabriel Nascimento. É ator no espetáculo teatral “Jacinto Morto”.

Já Rapha Gouveia é músico, compositor, vocalista, ator, humorista, instrumentista e autodidata. Em 2019 começou a estudar teatro. Ingressou na Universidade Livre do Teatro Vila Velha em 2020. Após convite do diretor Márcio Meirelles, integra, desde 2021, integra a Cia Teatro dos Novos. Já participou do elenco e trilha sonora no Auto de Natal, com a Companhia Teatro dos Novos, foi colaborador musical do espetáculo “Quem não morre não vê Deus”, também da Companhia Teatro dos Novos. Atuou no projeto do Itaú Cultural “Eztetyka do Sonho” e no clipe “Saudade”, da cantora Fernanda Millen. Fez publicidade para TV Aratu, Laboratório Ache e Governo do Estado. Atualmente trabalha com publicidade em mídias digitais.

 

SERVIÇO

 Datas: 28, 29 e 30 de junho

Local: Sala do Coro

Horário: 20h

Ingressos pelo Sympla e bilheteria: https://bileto.sympla.com.br/event/94084?share_id=1-copiarlink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *