Rir da humanidade
Artur Mello
No dia cinco deste mês, a Companhia de Teatro da Ufba estreou a peça A Comédia Humana, no Teatro Martim Gonçalves. O espetáculo é dirigido por Maurício Pedrosa, inspirado nos textos de Artur Azevedo e conta com a mescla de atores experientes do teatro regional e alunos da Escola de Teatro da Ufba. A peça marca a comemoração do 34° aniversário da companhia.
A trama conta a história de um romance para lá de engraçado entre o jovem advogado Nelson com uma jovem viúva, Helena, e se passa no cenário do início do século XX. Ainda assim, o enredo se mostra muito atual, mostrando ao público que a verdadeira comédia é a humanidade.
Os espectadores presentes na estreia puderam se deliciar com momentos de risadas e de muita alegria transmitida pelos atores ao público. A peça, de duração de uma hora e meia, conseguiu manter seu público atento e a todo tempo era possível ouvir gargalhadas pela plateia.
Júnior Moreira Bordalo, ator da peça, contou que um dos motivos para querer participar do espetáculo foi o reconhecimento que a companhia possui no cenário baiano de teatro. O último espetáculo exibido pela companhia, As Confrarias (2014), foi indicado em sete categorias no último Prêmio Braskem de Teatro e premiado em três: revelação, para a atriz Evana Jeyssan; melhor ator, para Wanderley Meira; e melhor espetáculo adulto do ano.
Júnior ainda relatou como está sendo a experiência de ensaiar e contracenar com atores atuantes no cenário baiano. “Quando assisto Antônio Fábio e Hamilton Lima é como uma aula. Nos primeiros ensaios eu ficava até intimidado de contracenar com eles, porque os caras são gênios! Eles chegaram na primeira leitura e já tiraram o personagem por completo, enquanto o resto do elenco estava se matando para tentar descobrir a melhor forma de fazer”, explica o ator.
A Comédia Humana tentou trazer como novidade e diferencial a troca de personagens a cada dia de espetáculo. A ideia inicial era a de quatro atores interpretando os dois personagens principais, Nelson e Helena, no entanto, a troca de intérpretes se consolidou apenas no papel de Helena. Há dias de exibição que as duas atrizes se revezam durante a peça.
No elenco, também estão os atores Leonardo Teles, Mirela Gonzalez, Catarine Barreto, Céia Correia e Otávio Correia.
Serviço
O quê: A Comédia Humana
Onde: Teatro Martim Gonçalves, Canela, Salvador
Quando: até 29 de novembro, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Quanto: entrada gratuita – ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo