UFBA sedia VI Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade
Evento dará espaço para partilhas de pesquisas, intercâmbios e trocas entre grupos, educadores e atuantes do Teatro Oprimido
Por: Glenda Dantas
Com o tema ‘Ensaios para a revolução’, a 6ª Edição do Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (Jitou) acontece na UFBA com uma vasta programação artística e acadêmica. O evento é caracterizado pela diversidade de olhares e de reflexões sobre experiências políticas e artísticas, estão planejadas para acontecer a partir desta segunda (30) até esta quarta (1º), na Praça das Artes, no campus Ondina.
O evento tem o objetivo de difundir um panorama do campo multidisciplinar de conhecimento produzido, proporcionar experiências estéticas e políticas e tecer diálogos com praticantes de Teatro do Oprimido de vários países e de diversos estados brasileiros. A iniciativa é coordenado pelas professoras Antonia Pereira Bezerra (Escola de Teatro), Cilene Nascimento Canda (Faced) e Licko Turle (UniRio).
A jornada é resultado da parceria entre o grupo de pesquisa Dramatis/Gipe-CIT/ do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Faculdade de Educação (Faced), o Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (RJ), da UniRio, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e outros grupos de multiplicação da obra do diretor e dramaturgo brasileiro Augusto Boal. A didática tem como ideia central é de que o espectador ensaie a sua própria revolução sem delegar papéis aos personagens, conscientizando-se da sua autonomia diante dos fatos cotidianos e da sua real liberdade de ação.
Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, basta acessar o site.